31 de jan de 20121 min

Baú Fioretina de Ouro

Atualizado: 10 de mar de 2020

Esse é o Baú Fiorentina de Ouro. O nome bonito é pra fazer jus à qualidade e complexidade da peça de MDF – toda feita com inspiração na arte fiorentina.

Pra quem não conhece, a chamada Escola Florentina reuniu, na época da arte italiana chamada Trecento, um grupo de pintores italianos influenciados pelo estilo naturalista desenvolvido na cidade de Florença. No final do século XV, a Escola começou a desaparecer, surgindo assim o Renascimento – mas muitos artistas renascentistas continuaram se inspirando no estilo fiorentino.

Localizados no tempo, vamos a ele. Esse baú é uma peça toda gravada com carimbos especiais, que poucas pessoas têm e cuja técnica poucos dominam. Depois, então, é feita a técnica propriamente dita, que consiste na aplicação de folhas de ouro, onde sobressaem os arabescos. Então entra a tinta Duco (tinta automotiva, plástica, de difícil manusei), depositada entre os espaços que se deseja pintar, com um pincel fininho e com muita delicadeza.
 

Isso significa que esse baú foi todo pintado assim, pedacinho a pedacinho, com tinta preta sobre a folha de ouro. Foi preciso uma semana para terminar! É extremamente trabalhoso, mas o resultado final ficou lindo.

Normalmente, as pessoas que conhecem e fazem essa técnica utilizam a arte fiorentina tradicional – que é colorida, ou seja, pintada com duas ou mais cores – ou então a rústica, onde não é aplicada a folha de ouro. Resolvi inovar e fiz minha arte fiorentina monocromática, ou seja, utilizei apenas uma cor de tinta.
 

Gostaram?

#artefiorentina #artesanato #baú #mdf

    11