top of page
Buscar

A Arte Fiorentina

Hoje, não vamos falar apenas de artesanato. Vamos falar de arte. Mais especificamente, uma arte italiana que já apareceu no Ateliê algumas vezes. Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre isso? 


Florença é conhecida como uma cidade excepcionalmente rica em arte. São muitos os gênios da arquitetura, pintura e escultura reunidos em sua história. Há quem diga que, em poucos lugares do mundo, existam tantas obras, trabalhos, esculturas e pinturas reunidos. Por isso, a cidade é, até hoje, motivo de inspiração para tantos artistas. 


Dentro dessas artes, temos uma série de tipos de decoração – e a chamada Arte Fiorentina (ou Florentina) é uma delas. É uma técnica de pintura criada na cidade, que inclui a aplicação de carimbos e estampas em madeira, com uso de folhas de ouro, esmaltada ou envelhecida. Os relevos formam desenhos de florais, ramos e outros desenhos – ou seja, tudo começa lá atrás, com o artesão que modifica a madeira ou o material sobre o ela por meio de carimbos que provocam os relevos e contornos. Precisa dizer que o resultado é surpreendente? 


Hoje, já encontramos versões modernas desse estilo. A técnica é aplicada em MDF, resultando em relevos e sulcos no objeto, preenchidos por tintas e vernizes. As marcações hoje são feitas com carimbos de bronze ou marcados de borracha sintética. Já fizemos uma versão do Baú Fiorentina de Ouro, lembram? 



Agora, o lançamento do Ateliê: Baú Arte Fiorentina. Mas qual a diferença dessas versões para a arte tradicional?


Na Arte Fiorentina tradicional, os relevos baixos são pintados em cores diversas, após a aplicação da folha de ouro. Na Arte Fiorentina rústica, não há aplicação de ouro – a pintura é feita diretamente sobre a peça, também em cores variadas. Já aqui no Ateliê, adaptamos o conceito monocromático a essa arte, com aplicação de folhas de ouro, tinta automotiva especial e, finalizando, técnica de envelhecimento. 


Algumas imagens do processo:


Gostaram?



22 visualizações
bottom of page