Buscar

Guia: como incluir arte sacra na decoração?

A arte sacra é o principal pilar do trabalho do Ateliê. E, por isso, sempre recebemos dúvidas e ideias sobre como incluir nossas peças na decoração da casa de forma harmoniosa. Por isso, preparamos esse guia para ajudar você a incluir sua peça favorita na decoração, de forma harmoniosa e sem complicações.






A verdade é que foi-se o tempo em que peças sacras eram apenas associadas a religião ou crença específica. Alguns arquitetos, hoje, fazem questão de usar esses elementos em seus projetos. Há quem colecione apenas por admirar a estética de um época ou estilo artístico ou por interesse cultural mesmo, sem nenhuma conexão com a religião que pratica no dia a dia.






Isso, claro, não exclui o fato de muitas pessoas terem imagens em suas casas por devoção religiosa – seja ela qual for. A verdade é que essa diversidade é muito bem vinda quando voltamos ao conceito básico de arte como forma de expressão.


Qual seria a graça se todos se expressassem da mesma forma?




Dicas práticas de decoração com arte sacra



Mesclando estilos


Hoje, é possível criar tanto um cantinho específico para uma peça de arte sacra, uma espécie de mini santuário, como incorporá-la aos ambientes da casa, mesclando com uma decoração retrô ou mais contemporânea.


Estatuetas ou quadros podem ser combinados com outros itens do espaço, não necessariamente religiosos.








Combinando acessórios


Se a peça não puder ser fixada na parede, vale pensar em aparadores, prateleiras, nichos e mesinhas que combinem com a decoração.


Mescle com objetos que já existem, como porta-retratos e livros.









Estilo monocromático



Uma dica infalível é apostar na monocromia.

Uma única cor simplifica a decoração e possibilita a criação de um espaço bonito e, ao mesmo tempo, elegante.








Diferentes crenças


Sim! É possível mesclar crenças diferentes também. Para isso, basta lançar mão de nichos que ajudem a identificar os microambientes. É possível, ainda, misturar o estilo mais tradicional com uma peça mais moderna mesmo que ambos tenham diferentes simbolismos.






Apostando em cores


Se a sua imagem sacra favorita for colorida, existe um ótimo truque para balancear a estética: metalizados. Os acessórios dourados ou bronzeados são aposta certeira para trazer equilíbrio ao espaço. Outra ótima dica é incluir combinações neutras, como branco e preto, para construir o ambiente.







Explorando estilos artísticos


Essa dica é ótima para quem é apaixonado por diversos estilos artísticos além da arte sacra. Procure pensar em combinações com outras vertentes variando o local de foco e garantindo harmonia entre as cartelas. A peça sacra pode ir para a mesa, enquanto o quadro clássico vai na parede - se as cores estiverem em harmonia, a combinação funciona e ainda garante um toque de personalidade ao ambiente.






Locais seguros


Essa é a última, mas uma das mais importantes dicas deste guia. Procure posicionar as peças de arte em locais com pouca circulação de pessoas. Normalmente, são itens frágeis e que exigem atenção aos movimentos. Assim, você combina suas obras, mas evita acidentes.





Imagens: Google Fonte: Decoração e Projetos


#artesacra #decoração #dica #gesso

19 visualizações