Curso: Serpente, Dragão, Têmpera e Iluminuras
- Cristina Martins
- 7 de jul. de 2014
- 1 min de leitura
Atualizado: 7 de mar. de 2020
Neste final de semana, estivemos em São Paulo, para mais um curso do Museu de Arte Sacra. Sempre falamos do Museu por aqui, mas sempre queremos reforçar: vale muito a visita! O MAS está cada dia mais bonito e bem cuidado, recebendo novas peças e promovendo cursos e encontros que agregam muito à nossa formação de artista. É a nossa maior dica!

Desta vez, o curso era “A Serpente e o Dragão na Simbologia Sacra – Oficina de Iluminura“, com a artista plástica Silvana Borges. Logo, falamos muito da simbologia dos dois animais em diversos contextos de imagens sacras e seus significados. Iconografia e simbologia são assuntos fascinantes e de conteúdo muito extenso. Demanda estudo constante, mas é sempre bom estar em contato com essas pesquisas.

Nesse contexto, vimos algumas definições sobre iluminuras, abordando, principalmente, os detalhes e suas cartelas de cores. A partir daí, chegamos à oficina em si, onde pudemos praticar a têmpera a ovo em pergaminho, experimentar cores, adicionar óleos, testar, testar e testar… Até descobrir o efeito de cada pigmento. E que delícia trabalhar com pigmentos!




Comments