Buscar

Iconografia de Nossa Senhora

Em cada fase de sua vida, Nossa Senhora é representada de uma maneira. Selecionamos algumas representações principais da arte sacra.





Nossa Senhora da Conceição – virgem ainda jovem, mãos ao peito, acompanha por anjos, serpente ou meia lua. Chamada Aparecida, Lujan ou Fátima, conforme época e lugar.


Nossa Senhora da Expectação ou Nossa Senhora do Ó – aguarda a vinda do Salvador.

Nossa Senhora com o Menino – abrange a maioria das invocações. As mais antigas representações mostram Nossa Senhora sentada, tendo no seu colo o Menino Jesus. Nas mais novas, Nossa Senhora está em pé, com o menino, na maioria das vezes, em seu braço esquerdo. Além disso, os atributos que a Virgem e o menino trazem em mãos varia a devoção. Nossa Senhora do Rosário, do Carmo, do Desterro, da Luz, da Purificação, da Glória, da Ajuda, do Bom Sucesso, da Fartura, da Guia, da Graça, da Escada, das Brotas, entre muitas outras.


Nossa Senhora das Dores e da Piedade – imagens ligadas à Paixão de Cristo. As das Dores têm as mãos sobre o peito e o coração dilacerado por setas. As da Piedade sustentam o corpo de Cristo sobre o colo.


Nossa Senhora dos Prazeres – devoção muito intensa nos primeiros tempos de São Paulo. Sua representação, muito comum no século XVII, mostra Nossa Senhora sorrindo, afagando os pés de seu Filho, e todos os Anjos, colocados na base, também sorridentes.


#religião #minasgerais #devoção #iconografia #aparecida #artesacra #arte #nossasenhora #igreja #fé

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Pinterest

Telefone:

(32) 98494-4655

Juiz de Fora - Minas Gerais