Leitura do dia: Projeto Made in the Dark
- Cristina Martins
- 7 de fev. de 2013
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de mar. de 2020
O projeto britânico Made in the Dark (Feito no Escuro) é uma iniciativa criada pela Royal College of Art, em parceria com a Blind People’s Association e a Andh Kanya School, que possibilita que mulheres cegas utilizem miçangas aromatizadas para confeccionar acessórios. Incrível, não?

O sistema usa uma linguagem de aromas que permite que essas mulheres identifiquem as cores e façam suas próprias combinações. Assim, essas artesãs criam peças singulares com um design totalmente handmade, que mistura o visual com o toque de perfume. Made in the Dark é a marca criada para ajudar essas mulheres a venderem essas peças – que combinam tradição com uma modernidade sem igual. É uma forma que as ONG’s locais encontraram de promover essas peças aromáticas e, ainda, divulgar o problema da cegueira no país.


Há, hoje, 15 milhões de pessoas cegas na Índia. Desses casos, 80% são causados por razões que poderiam ter sido prevenidas – como catarata e má nutrição. Mas, além de centros de tratamento insuficientes, há desconhecimento sobre o problema. A ideia é toda voltada para que haja essa conscientização. Os Colares para Óculos, por exemplo, foram incorporados à coleção para incentivar o uso de óculos escuros.

Mais um, entre os vários benefícios da iniciativa, é o incentivo ao trabalho artesanal dessas mulheres, que, certamente, encontram-se excluídas do mercado, desconsiderando totalmente suas capacidades manuais. A possibilidade de trabalhar em cima da criação de acessórios e ainda ganhar dinheiro com isso – o material é vendido para atacadistas – é o maior incentivo para elas.

O que vocês acharam? A gente se apaixonou!
Comments