top of page
Buscar

Nhá Chica

Mais uma peça de gesso baseada na técnica do gesso monocromático – que traz a decoupage no material. Dessa vez, a imagem assinada pelo Ateliê é da Nhá Chica – que recebeu delicadas estampas florais para diferenciar o trabalho.


Pesquisando um pouco sobre a história dela, descobrimos que valia a pena compartilhar aqui.



Francisca de Paula de Jesus nasceu em 1810, no povoado de Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, um dos atuais cinco distritos de São João del-Rei (MG), onde também foi batizada no dia 26 de abril de 1810. Filha e neta de escravos, sua família mudou-se, pouco depois, para Baependi, no sul do estado, onde ela viveu até 14 de junho de 1895, quando faleceu. Era conhecida por Nhá Chica – sendo “nhá” abreviação popular de “sinhá”, forma respeitosa de tratar os mais velhos.


A bondosa Francisca ficou órfã aos dez anos. Mulher humilde, era fervorosa devota de Nossa Senhora da Conceição, e, a pedido da mãe, dedicou sua vida à caridade. Leiga, era chamada de “a mãe dos pobres”, sendo respeitada por todos, desde os mais humildes aos homens do Império. Durante 30 anos, reuniu doações para construir a capela de Nossa Senhora da Conceição – onde hoje funciona o Santuário da Conceição, em Baependi. A beatificação aconteceu somente em 2013, na mesma cidade.



Gostaram?


4 visualizações
bottom of page