top of page
Buscar

Nossa Senhora da Ternura - Iconografia

Nossa Senhora da Ternura – peça de gesso confeccionada pelo Ateliê com pintura à óleo, cujas cores seguiram as orientações da Escola Cretense do século XVII.


A Nossa Senhora da Ternura é um ícone da Escola Cretense do século XVII, com especial popularidade nos Bálcãs, regiões gregas e ítalo-bizantinas.


Destacam-se, na imagem, as expressões de carícias dos rostos e a disposição das mãos. A mão de Jesus apoia-se na mão direita da mãe, enquanto ela o segura com a mão esquerda e, ao mesmo tempo, parece acariciá-lo. O tom de vermelho é intenso e também delicado, conforme usado pela importante escola de pintura de ícones.


Na indumentária, cores e pregas são tradicionais. O xale cereja-escuro se destaca sobre a veste azulada com mangas bordadas. Jesus veste-se como adulto, com pés descalços, mas traços faciais de menino. A auréola em torno da cabeça de Maria delimita uma parte do fundo dourado escuro e vem tipicamente trabalhada: sobre o fundo preparado com gesso antes da pintura (parte do ícone), foram incisos pequenos buracos redondos ligados ao desenho, os quais mantêm um efeito visível depois da douração de fundo.


Confira detalhes na imagem:





14 visualizações
bottom of page