top of page
Buscar

Restauração x Recuperação

Hoje vou compartilhar com vocês um dos presentes que ganhei neste final de ano. O livro “Restauro e Recuperação de Móveis“, de Eva Pascual, Mirela Patiño e Ana de Conejo, é simplesmente fascinante. Pra quem se interessa por essa área do artesanato, vale a pena o investimento e a leitura – a obra explica detalhes de todo o processo de restauração e recuperação de móveis, é fantástico!



E falando nisso, vocês sabem a diferença entre um e outro? O livro explica isso muito bem e, claro, não poderia deixar de passar isso pra vocês. As pessoas confundem muito os dois conceitos e, pra quem trabalha com isso, principalmente, é bom estar atento ao que o cliente vai pedir.



Em alguns sites, achamos alguns conceitos sobre as duas palavras, ainda um pouco vagos. Aí a surpresa de encontrar no livro, finalmente, definições claras para os dois trabalhos que, não, não são a mesma coisa.


Tirei as fotos diretamente do livro, para que vocês pudessem ver também. O livro é português sem tradução para o português brasileiro, mas não há problemas pra entender.


Restauração = devolver à peça seu aspecto original, com o máximo possível de fidelidade. Envolve um grande trabalho de pesquisa para que seus elementos sejam mantidos, de forma que a peça continue funcionando, mantendo seu valor.


Recuperação = transformar a peça original de acordo com o nosso gosto, sem restrições à técnicas e materiais. É preciso analisar suas possibilidades de se transformar, podendo alterar sua função de acordo com as necessidades.



E aí? Vocês já sabiam dessas diferenças? Vamos conversar sobre o assunto?


Link
26 visualizações
bottom of page