Buscar

Santo Antônio – Iconografia

Iconografia é considerada a ciência dos quadros e imagens sacras, sendo, também, uma expressão da religiosidade popular. Toda imagem ou obra de arte tem em si uma leitura, feita através de atributos e sinais identificadores. Essa leitura pode mudar de acordo com os tempos, os enfoques históricos e a interposição de ciências particulares.


O artista coloca suas palavras por meio da obra de arte que ele cria. O público, através dos tempos, estabelece critérios de leitura e releitura das obras de arte, sejam elas mundanas ou sacras. Ou seja, com o tempo, o público interfere nas mudanças desses símbolos, a partir da popularização de suas percepções.


Os símbolos favorecem a leitura interpretativa de uma imagem. Os atributos detalham a simbologia. A iconografia de Santo Antônio – pinturas, estátuas e outras expressões artísticas – apresenta grande variedade e riqueza e propicia uma leitura muito ampla da vida e da santidade do retratado.


A diferença entre símbolos e atributos


Símbolos: dão a idéia geral da imagem e alguns critérios de interpretação. Por exemplo, na imagem de Santo Antônio, há símbolos de santidade, pertença à Ordem Franciscana, eleição divina e indicação de que foi pregador. São universais e imutáveis.


Atributos: características mutáveis e sujeitas, a cada época, a um tipo de leitura. Por exemplo, o hábito franciscano, o livro, o menino, o lírio, a cruz na mão, os pés desencontrados, o pão, a fisionomia jovem, o terço etc.


Fonte: franciscanos.org.br


Confira alguns exemplos de imagens de Santo Antônio confeccionadas pelo Ateliê:




Santo Antônio - processo de restauração desenvolvido pelo Ateliê





Santo Antônio - encomenda entregue pelo Ateliê.


#santoantonio #iconografia #atributos #artesacra #símbolos #gesso #arte #restauração

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Pinterest

Telefone:

(32) 98494-4655

Juiz de Fora - Minas Gerais