top of page
Buscar

Série - Museu de Arte Sacra de SP | Oratórios

Nessa terceira parte da nossa série sobre a visita ao Museu de Arte Sacra, vamos mostrar outra paixão do Ateliê: os oratórios. Nós adoramos este estilo de peça e, por isso, ele merecia um capítulo à parte – e aqui incluimos, também, os sacrários e mesas de altar.



O que mais impressiona nessa visita é o nível de detalhamento das peças feitas em épocas, muitas vezes, bem distantes e com considerável nível de conservação. Admirável mesmo. Já havíamos destacado a estamparia das pinturas: tudo colorido, com desenhos e detalhes – principalmente fundos floridos.



Aqui, outro aspecto mereceu atenção: o tamanho. Em algumas salas do Museu, era possível encontrar Oratórios enormes, que ocupavam quase toda a extensão do teto ao chão. Ao vivo, certamente, o impacto é inesquecível, mas a ideia aqui é conseguir transmitir um pouco desse encantamento para vocês.



 Além disso, vale ressaltar também a presença constante do ouro. A abundância do material na época pode ser percebida em quase todas as peças, nos menores e maiores detalhes, onde ele era aplicado, sem restrições, nas curvas barrocas, nos detalhes das roupas e nos arabescos.


Tudo absurdamente encantador!


9 visualizações
bottom of page