top of page
Buscar

Sobre a importância da restauração


"A restauração é um trabalho de arte, mas também de respeito pela arte, pela história da peça e pela preservação de características tão peculiares e belas que marcam a estética de um tempo. A intervenção deve ser mínima, pois estamos trabalhando em cima da história."

Cristina Martins - artista responsável pelo Ateliê


A restauração é importante, pois trata-se de uma forma muito particular e específica de manifestação artística. Restaurar significa preservar o passado e a história enraizados em cada ponto da peça. Além disso, a restauração é, também, uma manifestação de respeito ao trabalho, ao artista, ao contexto histórico e ao valor de cada objeto. Trata-se de um segmento que mistura técnicas, materiais e constatações empíricas, de forma que características importantes não se percam.


Ao propormos a restauração de um bem, entendemos, em seguida, que ele é digno de permanência por seu valor cultural. Ou seja, que ele é um elemento que, de algum modo, representa a nossa cultura, nosso pensamento ou o contexto de uma época. Segundo o blog Conservação e Restauro, bens culturais formam o nosso patrimônio histórico e artístico que, juntos, formam o nosso patrimônio cultural.


A conclusão é que o patrimônio cultural é um conjunto de bens culturais de valor reconhecido. Estes bens podem ser tangíveis – onde o restaurador atua – ou intangíveis. A restauração é, portanto, fundamental para a preservação e resgate desse patrimônio cultural tangível.


Entenda mais no gráfico abaixo:



11 visualizações

Comments


bottom of page