top of page
Buscar

Uma artesã obstinada

*matéria publicada no Jornal Tribuna de Minas (Juiz de Fora – MG), em 27/04/14.

Radicada em Juiz de Fora, Cristina Martins se dedica à criação de peças sacras e barrocas


Por Marisa Loures


Para criar, Cristina Martins, 60 anos, precisa se cercar de um cenário inspirador. “Um ambiente silencioso, calmo, às vezes, com uma música suave ao fundo, que leva a uma abstenção total do ambiente externo”, diz a artesã de Barra Mansa/RJ, radicada em Juiz de Fora desde 2013. “Escolhi aqui para viver por ser uma cidade com boa infraestrutura, com ares de cidade grande, sem perder o jeito provinciano”.


Em seu ateliê (www.cristinamartins.com.br), no bairro São Pedro, Cristina dedica-se, sobretudo, à produção de peças de gesso de obras sacras e barrocas. As criações ainda recebem técnicas aplicadas, como pintura a óleo e aplicação de folhas de ouro, e modernas, como a decoupage em tecido. “É um trabalho minucioso e lento, pois sinto que dou vida às esculturas através do meu olhar sobre a arte”.


De acordo com a artesã, que se especializou em cursos nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo, seu maior desejo é acabar com as barreiras ainda impostas ao segmento ao qual se dedica. “As crenças religiosas impedem a admiração de trabalhos tão sofisticados”, ressalta ela, que acaba de lançar o Coletivo de Arte. No espaço (www.coletivodearte.tumblr.com), artistas podem expor dicas e informações sobre arte sacra, barroca e restauração – outra área em que Cristina atua.


“A restauração é um trabalho de arte, mas também de respeito pela arte, pela história da peça e pela preservação de características tão peculiares e belas que marcam a estética de um tempo. A intervenção deve ser mínima, pois estamos trabalhando em cima da história”.


Documentário

“A carne é fraca”, produzido pelo Instituto Nina Rosa

Impossível assistir e não parar para pensar. O sofrimento dos animais nos leva à reflexão sobre nossas reais necessidades como seres humanos e sobre a importância de outros seres vivos que, como nós, também precisam de evolução.


Blog

Especializado em pintura clássica em tela.


Filme

“A casa dos espíritos”, de Billie August

Reúne aspectos familiares, políticos, sociais e uma dose de romantismo.


Vídeo na Internet

Clóvis de Barros Filho lançando o livro “A filosofia explica as grandes questões da humanidade”, no Programa do Jô.

Muitas pessoas acham filosofia um assunto chato. Essa entrevista foi superdescontraída e o entrevistado é um especialista no assunto. Foi uma conversa leve sobre um assunto muito interessante.

Livro

“A viagem de uma alma”, de Peter Richelieu

É um livro espiritualista que aborda os estágios de evolução de um ser, ao tomar conhecimento dos vários mundos existentes. Dá esperança de, um dia, viver em um mundo melhor.


2 visualizações
bottom of page