Buscar

Sant'Ana Mestra - Iconografia

Em 2014, fizemos um post especial sobre a inauguração do Museu de Sant'Ana em Tiradentes. Anos depois, a imagem da mãe de Maria volta a ser foco no Ateliê, graças ao curso de Policromia Tradicional que realizamos na cidade, com a artista Bethania Villalba.





O resultado das aulas é essa peça especial e exclusiva: Sant’Ana Mestra de 80cm de altura e 47cm de largura. Esta é uma imagem em 2D, criada pela própria Bethânia. Ela está apoiada sobre um suporte composto por gesso comum, pigmentos naturais e cola orgânica - o Stucco Mármol. Esse suporte tem textura de pedra, dura e resistente, mas com flexibilidade suficiente para o trabalho. Realizamos a policromia tradicional sobre a folha de ouro com pigmentos em têmpera e chegamos a este item de decoração impactante e perfeito para os apaixonados por arte sacra.





Iconografia


Santana - conhecida como avó de Jesus e mãe de Nossa Senhora - foi tradicionalmente representada com idade avançada. Como Santana Mestra, está quase sempre de pé com um livro nas mãos ao lado de Nossa Senhora Menina, mas também pode aparecer sentada com o livro nas mãos e a Virgem Menina de pé, ao seu lado. Foi adotada como padroeira dos mineiradores e dos carpinteiros e marceneiros. O trono teria, portanto, um duplo sentido: indicar a idade avançada e o papel de Santana como mestra de Maria e, ao mesmo tempo, enaltecer o ofício dos carpinteiros e marceneiros.


A figura de Santana Mestra é recorrente no período do Barroco no séc. XVIII em Portugal e em suas colônias. Na arte barroca, a iconografia evoca mais a educação de Maria e dois tipos iconográficos ressaltam o tema: Sant'Ana Mestra e Sant'Ana Guia. Nas duas possibilidades, Maria é menina, mesmo quando apresentada como uma mulher em miniatura, e o livro é símbolo fundamental. Esse conjunto levou a imagem a ser difundida, também, como educadora em Minas Gerais. O tipo iconográfico de Sant'Ana Mestra foi criado por volta do século XIII, possivelmente na Inglaterra.


Confira algumas etapas do desenvolvimento desta Sant'Ana Mestra exclusiva do Ateliê:





Esta imagem de Sant'Ana Mestra está disponível para venda direta, entre em contato!



Fonte: Comitê Brasileiro de História da Arte; D'Argent Artes e Antiguidades.

Sobre o Museu: https://museudesantana.org.br/


30 visualizações